DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS
“O câncer é apenas o nome de uma doença,
que é curável, incuráveis são as pessoas”
Esta frase acima é de autoria de um médico oncologista norte americano, cujo nome nos escapa da memória, mas ainda assim fica aqui nossa homenagem a ele.
Ontem, 16 de novembro, comemoramos em todo o país ao dia Nacional dos Ostomizados e havíamos escrito um texto alusivo à data, mas estranhamente não o localizamos nas redes sociais nas quais os postamos, então vamos a ele, ainda que com atraso não intencional.
Pequena parcela da população em todo o Brasil tem consciência do que vem a ser uma “estomia” também conhecida entre os pacientes como “a cirurgia da vida”, por permitir ao acometido de doenças ou mesmo traumas, a continuação da vida, senão plena, mas com porcentagem elevada de liberdade e principalmente esperanças.
Tecnicamente, Estoma ou Ostoma, é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca” ou “orifício”. Do ponto de vista cirúrgico, refere-se à abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose, sendo uma colostomia quando realizada no intestino grosso, enquanto a ileostomia o é no delgado.
Temos ainda a urostomia, que como o nome indica, é aquela que exterioriza o canal urinário. Existem ainda outros procedimentos cirúrgicos, mas não alongaremos neste campo por fugir ao tema a que nos propomos.
A maioria dos casos que requerem uma estomia é devido a doenças infecciosas como Doença de Crow, Diverticulite e principalmente o Câncer gastrointestinal, que, desgraçadamente, grassa em todas as camadas sociais, ou seja, o câncer não escolhe classe social.
Então, nós, ostomizados, lutamos em várias frentes de batalhas, porque primeiramente há de vencer essa doença insidiosa e que ao simples pronunciar de seu nome aterroriza tanto o paciente quanto a família do mesmo, mas em seguida surge mais um problema a ser enfrentado: conviver com uma bolsa de plástico colada no ventre em alguns casos provisoriamente e em outros permanentemente.
Após este preambulo visando esclarecer ainda que superficialmente aos leitores sobre o tema, chega a vez de agradecer primeiramente a Deus por haver proporcionado à ciência os recursos intelectuais necessários ao desenvolvimento de técnicas revolucionarias que salvam vidas, com medicamentos e equipamentos modernos proporcionando à classe médica, auxiliada pela valorosa classe da enfermagem, oportunidades de exercer o juramento de Hipócrates que fizeram ao final de sua formação profissional.
Nós da Associação Rondoniense de Ostomizados, instituição fundada em 26 de abril de 2006, agradecemos o empenho de todos em cuidar de nossa saúde, física e também mental ao longo de tantos e tantos anos, mas não declinaremos nome algum, pois se esquecermos um único nome estaremos cometendo injustiça imensa e irreparável.
Sintam-se todos abraçados com a gratidão de cada um dos ostomizados que passam por suas mãos.
Nossa homenagem aos valorosos membros da Associação Rondoniense de Ostomizados, desde sua fundação até o momento atual, pela dedicação e empenho em todos os tempos.
Homenageamos ainda a Associação Brasileira de Ostomizados (ABRASO), que ao longo de mais de trinta anos vem sustentando com galhardia a luta pelos direitos dos pacientes e, aqui, reverenciamos uma figura extraordinária que fez da ABRASO sua profissão de fé: Cândida Carvalheira, grande guerreira que passou o bastão a novos ombros para que a luta não pare, nunca…
Ao final, resta lamentar a atitude de pessoas inescrupulosas que se valem da politica rastaquera para vilipendiar com charges nojentas os ostomizados ao retratarem o candidato eleito para a Presidência da República, deputado Jair Bolsonaro, que ao sofrer um atentado contra sua vida passou a usar um equipamento para ostomia em caráter provisório, repetimos, o retratam com a bolsa exposta e com moscas voejando ao torno.
Somente uma pessoa alienada mental é capaz de produzir tamanha agressão a um contingente de pessoas que lutam com todas as forças da alma para sobreviverem neste país onde os direitos são vilipendiados e a dignidade é trocada por míseros trinta dinheiros.
Fétida e com moscas é a alma dessas pessoas. Deus as perdoe!
Salve Ostomizados de todo o Brasil, vamos sempre em frente, com denodo, fé, honra e dignidade.
Salve 16 de Novembro, dia Nacional dos Ostomizados.
Walter de Oliveira Bariani
Presidente da AROS