Obras Maçônicas
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO: PRÁTICA RITUALÍSTICA, LITÚRGICA E OUTRAS QUESTÕES – GRAUS SIMBÓLICOS
Nesta obra o autor envereda pelos caminhos do Rito Escocês Antigo e Aceito praticado em nosso país, analisando a prática ritualística e litúrgica em comparação com algumas Potências estrangeiras, destacando o Manual de Normas Ritualísticas, comentado, composto por mais de 70 itens, com destaque para o Manual do Secretário.
Coloca em debate a organização da Maçonaria no Brasil em suas Potencias reconhecidas, os tratados de mutuo reconhecimentos, além de apresentar assuntos pertinentes ao Rito visando seu conhecimento sem sofismas, em suas mais de 400 páginas.
INICIAÇÃO MAÇÔNICA: O PARTO DO HOMEM PERFEITO – GRAU APRENDIZ MAÇOM – GRAUS SIMBÓLICOS
Esta edição é prefaciada pelo Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Irmão Adolfo Ribeiro Valadares. O livro enfoca o Grau de Aprendiz Maçom, em o Rito Escocês Antigo e Aceito, analisando e comentando cada página do Ritual elaborado em 1927 e adotado pelas Grandes Lojas brasileiras associadas à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) em 1928, similar ao também em uso pelas demais Potências regulares no Brasil. Extraindo os conhecimentos filosóficos, científicos e históricos contidos em todos os momentos ritualísticos desde a abertura dos trabalhos, passando pela Cerimônia de Iniciação até as cinco Instruções pertinentes ao Grau.
Abordando ainda o envolvimento do Maçom enquanto católico e as restrições que essa religião impõe a seus adeptos, não de maneira geral, mas presente em varias partes do país.
Número de páginas: 360
CAMINHOS DA PERFEIÇÃO: O COMPANHEIRO – GRAUS SIMBÓLICOS – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
Neste livro sobre o Grau de Companheiro Maçom, Rito Escocês Antigo e Aceito, o autor analisa e comenta o Ritual adotado pelas Grandes Lojas brasileiras associadas à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), buscando entender os postulados da Sublime Ordem, filosóficos, científicos e históricos, em todos os momentos ritualísticos e litúrgicos pertinentes ao Grau.
Número de páginas: 173
A PERFEIÇÃO POSSÍVEL: O MESTRE – GRAUS SIMBÓLICOS – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO ACHEGAS AO RITUAL DE 1928 GRAU: MESTRE MAÇOM
Em sua terceira edição, este livro foi amplamente revisado e atualizado para o Ritual do Grau de 1928 do Rito Escocês Antigo e Aceito, praticamente a base dos rituais adotados pelas Potências legais e legítimas no Brasil. Suas 410 páginas contém comentários e ilustrações diversas analisando cada página do Ritual. Desde a abertura dos trabalhos até o encerramento, analisa a Cerimônia de Exaltação ao Sublime Grau de Mestre Maçom em todos os detalhes, além de comentar sobre os Painéis e a Marcha do Grau e sua relação com as Colunas Zodiacais. É uma obra imprescindível na biblioteca do pesquisador.
Número de páginas: 410
O MESTRE SECRETO GRAU 4 – GRAUS INEFÁVEIS – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
Este livro marca o inicio da caminhada do Obreiro da Arte Real nos chamados “Graus Filosóficos”, em verdade Graus Inefáveis, estágio de estudos considerados como “maçonaria verde”, onde o autor examina o Ritual adotado pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, comentando página a página todos os eventos marcantes do Grau, embasando inicialmente nos comentários contidos na obra de Albert Pike e dissertando os conceitos filosóficos sobre o Mestre Secreto, em mais de duzentas páginas.
CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE – GRAUS INEFÁVEIS (5, 6, 7, 8 E 9) – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
- GRAU 5 – MESTRE PERFEITO
- GRAU 6 – SECRETÁRIO ÍNTIMO
- GRAU 7 – PREBOSTE E JUIZ OU MESTRE IRLANDÊS
- GRAU 8 – INTENDENTES DOS EDIFÍCIOS OU MESTRE EM ISRAEL
- GRAU 9 – CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE
Analise de cada Grau em todo o conteúdo dos Rituais adotados, comentando e propondo debates sobre os conceitos filosóficos, científicos e históricos, consubstanciando-os com os argumentos exarados pro Albert Pike.
Número de páginas: 431
Grau 18 R.E.A.A. Cavaleiro Rosa Cruz ou Cavaleiro da Águia Branca e do Pelicano
Este livro fecha a série voltada aos Graus Capitulares, e como sempre o fazemos, analisamos o Ritual em todas as páginas comentando e propondo o debate salutar sobre seus postulados filosóficos e históricos em suas 270 páginas, com ilustrações pontuais.
Enfocamos os Princípios Regulamentares norteando os trabalhos referentes aos Capitulares, analisando ainda as três câmaras iniciáticas, tanto quanto os paramentos, estandarte do Corpo, a iniciação ao Grau, além de comentar acerca do todo o conteúdo ritualístico, encerrando com extensas referências bibliográficas, respaldando o conteúdo da obra.
Número de páginas: 270
PERFEITO E SUBLIME MAÇOM – GRAUS INEFÁVEIS (10, 11, 12, 13 E 14) – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
- Grau 10 – Cavaleiro Eleito dos Quinze
- Grau 11 – Sublime Cavaleiro Eleito ou Cavaleiro Eleito dos Doze
- Grau 12 – Grão Mestre Arquiteto
- Grau 13 – Cavaleiro do Real Arco
- Grau 14 – Grande Eleito ou Perfeito e Sublime Maçom
Obra com 401 páginas onde os Graus citados são estudados, analisados e comentados, sempre com a visão filosófica e cientifica que embasa os postulados da Sublime Ordem.
Número de páginas: 401
CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE – GRAUS HISTÓRICOS E CAPITULARES (15, 16 E 17) – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
- Grau 15 – Cavaleiro do Oriente, da Espada e da Águia
- Grau 16 – Príncipe de Jerusalém
- Grau 17 – Cavaleiro do Oriente e do Ocidente
Com o Grau 15 iniciam-se os estudos sobre os Graus Históricos e Capitulares, ou a “maçonaria vermelha”, que começa a narrar a saga de Zorobabel e a construção do segundo Templo de Jerusalém, extraindo os conceitos históricos e filosóficos presentes ao longo de todo o Ritual, em um misto de religiosidade e crenças, mas que sobressai ao final a vitoria do Homem sobre si mesmo, sempre em eterna construção íntima.
Número de páginas: 343
AS COLUNAS ZODIACAIS E AS MARCHAS DOS GRAUS SIMBÓLICOS – RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
Quais os significados de cada passo que compõem as Marchas nos Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom? Quais as correspondências entre as Marchas e as Colunas Zodiacais? É o Templo Maçônico o espelho, o reflexo do Templo de Jerusalém ou apenas semelhanças pontuais? Quais as diferenças entre o Átrio Simbólico e o físico? Nesta obra analisamos as Marchas dos Graus de Aprendiz Maçom, Companheiro Maçom e Mestre Maçom e suas correspondências com as Colunas Zodiacais, visando entender o conceito do antropocentrismo, o Homem como a creação principal do Grande Arquiteto do Universo e sua relação com a caminhada evolutiva em busca da perfeição possível.
Número de páginas: 156
Obras Literárias
A MAÇONARIA E A FARSA RELIGIOSA
Literatura voltada também ao público, onde em a primeira parte o autor informa sobre o que é a Maçonaria em sua estrutura organizacional, quais os objetivos da Ordem perante a humanidade, os grandes vultos nacionais que pertenceram à mesma além de outras informações pertinentes.
Em a segunda parte, há uma análise sobre as religiões cristãs em suas vertentes predominantes em nosso país, com seus dogmas e preceitos ditos divinos, focalizando o quanto estão em confronto filosófico e histórico com a Maçonaria, motivos das campanhas anti-maçonaria encetada pelas mesmas.
Finaliza analisando o Homus Sapiens Sapiens em uma visão humanista.
Número de páginas: 274
MEMÓRIAS DE UM VELHO MENINO
Lançamento de meu novo trabalho literário, onde revejo os tempos de infância e até de adulto, com situações bizarras umas, engraçadas outras, mas, com certeza, trará só leitor duas próprias reminiscências.
Número de páginas: 161
A MORTE DO MAPINGUARI (Folclore Amazônico)
A lenda do mais famoso “monstro” amazônico relatado por um seringueiro que jura haver matado o terror das selvas amazônicas, além de outros “causos” com o Mapinguari.
Contos e “causos” também de outras épocas e lugares, um livro que procura resgatar um pouco do folclore brasileiro, revivendo ainda os usos e costumes de nossos pais e avos, em confronto com os dias atuais.
Número de páginas: 278
O CONSERTADOR DE RÁDIO E OUTROS “CAUSOS”
“Causos” e Contos de nossa gente interiorana, do caipira, matuto, gente simples e honesta, com seu jeito modesto de viver, suas falas arrevesadas (caipirês), ensinando que viver é muito mais do que buscar riquezas, posses, teres e haveres… Viver é ser simples, honesto, trabalhador e… caipira.
Número de páginas: 224