ALEGRIA DE POBRE…
Minha gente, bom dia.
Tem razão o ditado popular quando diz sabiamente que alegria de pobre dura pouco, aliás, acrescento, muito pouco…
Hoje, 28/02/2019, logo após as oito horas, minha curiosidade foi desperta por barulho de caminhão na rua onde moro. Me apresei a ver do que se tratava e fui dar uma “espiadinha” e, para minha surpresa, vi um caminhão basculante e um carro da prefeitura municipal de Porto Velho parados próximo à minha casa.
Logicamente, pensei que logo que, quem sabe por obra divina, o ausente prefeito da cidade teria determinado pelo menos tapar os buracos em minha rua, a Frederico de Freitas, aliás, se alguém pretender embarcar numa viagem à lua, siga meu conselho e venha para cá, visite minha rua e você poderá desfrutar da paisagem lunar em pleno bairro quase centro da capital mais judiada e desprezada dentre todas da federação, porque buracos, crateras, lama e pedras não faltam.
Aliás, temos algo que na lua não tem: água, se bem que malcheirosa, pois são esgotos a correrem abertos, livres e impunes por todos os cantos.
Voltando ao caso dos veículos da madrasta prefeitura, logo senti que a decepção continuaria sem alterações, porque era apenas uma coleta de entulhos bem próximo de minha residência, ou seja, se o prefeito é ausente, incompetente, traindo seus eleitores, eu incluso, que acreditaram quando lançou o lema de sua campanha: “Porto Velho, deixe eu cuidar de você”, mentindo vergonhosamente, em contra partida nossos cidadãos não deixam por menos quando o assunto é falta de educação, de cidadania, porque o que jogam de lixo nas ruas é uma enormidade.
O entulho em questão é o acumulo de restos de material para construção, misturado com lixo caseiro, que alguns maus vizinhos jogam em um espaço, que deveria ser uma calçada, mas que serve como deposito de cidadão mal educado.
O resumo da ópera: o caminhão recolheu o entulho e se mandou juntamente com a carregadeira, fiscal e as esperanças de ver minha rua, finalmente, beneficiada pela vergonhosa Prefeitura Municipal de Porto Velho.
Mas, dizem que a profissão do brasileiro é ter esperança, então vou esperar que um dia, quem sabe quando, esta pobre capital tenha a sorte em contar com um prefeito que realmente venha a cuidar dela, de verdade, sem sofismas eleitorais, mentiras e frustrações de seus cidadãos.
Quem viver até lá, que sabe, poderá contar um fato inacreditável aos seus descendentes: Porto Velho cuidada e se transformando em uma cidade aprazível, limpa, bem cuidada, como realmente merece há muitos anos.
Vamos em frente…
Porto Velho, 28/02/2019
Walter de Oliveira Baiani